Em Iretama e Nova Tebas, 16 pessoas serão beneficiadas com cadeiras de rodas

No próximo dia 17 de julho, o Programa Mobilidade para Todos fará a entrega de 16 cadeiras de rodas em Iretama e Nova Tebas, a partir das 13h30. As necessidades para as cadeiras são as mais diversas, desde um acidente automobilístico sofrido, como é o caso de Marilucia Rocha Camargo, a situações de amputação de um dos membros inferiores, sequelas de AVC e atrofia muscular.

 

Os beneficiados foram identificados pelo Rotary Club de Iretama, que é habilitado pelo programa do Distrito 4630 do Rotary International. “Nós passamos por um treinamento para entender como deve ser realizada a triagem dos usuários e como montar as cadeiras de rodas. São tiradas as medidas do beneficiário para que a cadeira chegue montada de forma correta”, explica Marco Antonio Rack Vieira de Jesus, presidente do Rotary Club de Iretama

 

O público-alvo são pessoas de baixa renda, que precisam ter controle de tronco e conseguirem permanecer sentadas. É necessário também informar se possui lesões de pressão e apresentar atestado médico ou declaração do cuidador.

 

Acessibilidade e Mobilidade – Rampas de acesso, ônibus não adaptados, vagas especiais não respeitadas, falta de elevadores nos estabelecimentos com mais de um andar, sem falar na escassez de empresas preparadas para o profissional que é cadeirante. 

 

“Além de todos esses empecilhos de acessibilidade, muitas pessoas não têm acesso a uma cadeira de rodas. O nosso objetivo é levar mobilidade para todos que precisam e não têm condições de adquirir uma cadeira de rodas”, afirma Renata Giroldo Mestriner Krambeck, coordenadora do programa.

 

As cadeiras são entregues gratuitamente através do Distrito 4630 do Rotary International, através da parceria da Free Wheelchair Mission (FWM) com a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). As cadeiras são produzidas na China e acondicionadas em contêineres.

 

Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Localizar site dos clubes