Coordenador da Funai estará em Maringá para conhecer Projeto Humanitário

 

O Coordenador Regional Xavante, Álvaro Luís de Carvalho Peres, da unidade descentralizada da Funai em Barra do Garças – MT, visitará Maringá no próximo dia 18 de agosto, para conhecer o projeto humanitário Mobilidade Para Todos, do Distrito 4630 do Rotary International.

Serão entregues 180 cadeiras de rodas, sendo 131 para a etnia Xavante, 8 para a etnia Xingu e as demais para as comunidades de Barra do Garças e Nova Xavantina. Serão doados também 50 colchões, 820 vestidos, 53 bolas, 60 bonecas em tecido e mais de 300 roupas íntimas infantis.


As cadeiras serão montadas pelos rotarianos e colaboradores do Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Xavante de acordo com as medidas de cada beneficiário. No período de 03 a 07 de setembro, o grupo de voluntários estarão participando da Expedição Xavante.

De acordo com a coordenadora do projeto, Renata Mestriner Krambeck, o coordenador virá buscar as cadeiras e conhecer os projetos realizados pelos rotarianos.

“As cadeiras serão montadas por nós, de acordo com as medidas de cada usuário. No dia 03 de setembro, partiremos na Expedição Xavantes, em um grupo pequeno e treinado, para levar este projeto de mobilidade para os indígenas”, afirma Renata.

Zozoel de Paula, governador de Rotary do Distrito 4440, participará da expedição juntamente com a esposa Regina Célia; o governador do Distrito 4630 Wilson Pereira de Godoy e a esposa Hebe; o governador do Distrito 4710 Paulo Roberto Balla e a esposa Aureliana, o governador do Distrito 4640 Sérgio Bassegio e o governador eleito 2022-23 do Distrito 4710, Arthur Harbs.

Milton Tamaki Nakashima será o líder da expedição, que conta com mais nove voluntários. A expedição terminará no dia 07 de setembro.

 

Atuação do Rotary mundialmente

 

Uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, o Rotary tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto em nível internacional quanto local. 

 

São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:

  • Promoção da paz
  • Combate a doenças
  • Fornecimento de água limpa e saneamento
  • Saúde de mães e filhos
  • Apoio à educação
  • Desenvolvimento econômico
  • Proteção ao meio ambiente

 

Localizar site dos clubes