População de Umuarama será beneficiada com Banco de Leite Humano
A cidade de Umuarama é referência na doação de leite humano, com índices acima da média nacional, mas pela falta dos equipamentos necessários, a pasteurização é feita no Banco de Leite em Cascavel. O leite enviado para pasteurização passa por um rigoroso controle de qualidade para descartar qualquer tipo de contaminação.
Para acelerar o atendimento aos bebês prematuros, principalmente aqueles que não sugam e estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), será implantado o Banco de Leite em uma estrutura anexa ao Centro Regional Mãe Paranaense, que é administrado pelo Hospital Norospar.
No último dia 18 de agosto, o governador do Distrito 4630, Wilson Pereira de Godoy e a esposa Hebe foram recebidos pelo diretor presidente da Norospar, Dr. Jorge Cardoso; pelo médico fundador e diretor tesoureiro, Dr. José Alcindo Gil e rotarianos de Umuarama.
Wilson ficou emocionado pelo laço de amizade que surgiu entre duas mães. Cicely Shiotani doou leite por 1 ano e 10 meses, atingindo a marca de cerca de 51 l de leite doados para o filho de Line Franciele Borges. “O bebê da Line nasceu de 32 semanas, pesando 1.440 kg, ficou 36 dias na UTI. É bonito conhecer histórias como essa, um grande gesto de amor”, declara.
“É uma honra ser o presidente do clube, no ano em que o projeto será entregue, porém, sou apenas o representante do Rotary Club de Umuarama-Catedral, todos os méritos são dos companheiros que se empenharam nos eventos para arrecadar fundos (principalmente o bingo), que contou com a parceria dos outros clubes de Rotary. Reconhecemos o empenho da companheira Valdete neste projeto. Espero que eu consiga com todos do meu clube aprovar um novo projeto global pela Fundação Rotária em nossa cidade, além de realizar os eventos que nos ajudam a levantar fundos para novas ações”, afirma o presidente do Rotary Club de Umuarama-Catedral, Joilson Lobato Silva.
Segundo a rotariana Valdete Sperandio, coordenadora do Movimento Umuarama Rosa, o Rotary Club de Umuarama-Catedral realizou desde outubro de 2018, várias pesquisas e estudos, baseados em materiais técnicos, de análise de indicadores, além de conversas com profissionais de dentro da maternidade, do Posto de Coleta, da Regional de Saúde e do Centro Mãe Paranaense.
“Comprovamos que o projeto era necessário para atender uma comunidade de mais de 250 mil habitantes em 21 municípios da área de abrangência da 12a Regional de Saúde de Umuarama”, explica a rotariana.
Os equipamentos são fabricados exclusivamente sob encomenda e até final de setembro deverão ser entregues. A compra foi baseada na Resolução da ANVISA, específica para Bancos de Leite e da Rede Brasileira de Bancos de Leite. Conta com 25 itens.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa






