Conferência Presidencial focou nas três áreas de enfoque do Rotary: Prevenção e Tratamento de Doenças; Água, Saneamento e Higiene e Meio Ambiente

FOZ DO IGUAÇU

Conferência Presidencial focou nas três áreas de enfoque do Rotary: Prevenção e Tratamento de Doenças; Água, Saneamento e Higiene e Meio Ambiente

 

Com a presença do presidente do Rotary International, o indiano Shekhar Mehta, Foz do Iguaçu sediou de 11 a 13 de fevereiro, a Conferência Presidencial da América do Sul. O evento destacou as iniciativas que envolvem a prevenção e tratamento de doenças, o acesso à água, o saneamento básico e a preservação do meio ambiente.

Um dos destaques foi a apresentação da organização Hanwash, que desenvolve e implementa as melhores práticas para capacitar as comunidades locais, com colaborações públicas ou privadas, para fornecer água limpa e saneamento para todos os cidadãos do Haiti.

Oscar de Moraes Cordeiro Netto, ex-diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), explicou que somente 25% da população brasileira têm acesso à água de qualidade e rede de esgoto. Uma das atribuições da ANA é a emissão de normas e parâmetros para a universalização dos serviços de água e esgoto em todo o território brasileiro.

O general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, diretor técnico da Itaibu Binacional, falou sobre a hidrelétrica ser a matriz de energia mais limpa do mundo, em produção de energia renovável, sendo responsável com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, por fornecer 8,4% da energia consumida no Brasil e 85,6 no Paraguai.

O presidente Shekhar ficou feliz de ver pessoalmente tantas pessoas na Conferência, que será sua única visita ao Brasil. Ele pediu para que cada rotariano traga mais um associado, a fim de que mais pessoas possam se juntar ao Rotary, na realização de projetos globais voltados ao acesso à água limpa.

O governador Wilson Pereira de Godoy recebeu juntamente do governador 2019-20 Edio Martello, coordenador assistente da Pólio e responsável no Brasil pelo Programa Polio Society, o Prêmio Diamante, pelo Distrito 4630 ter conquistado o maior número de sócios fundadores do Pólio Plus Society, ou seja, 46 doadores.

“Achei fantástica a conferência. Nosso Distrito sempre elogiado pelos nossos resultados e sendo referência para os demais Distritos do Brasil. Parabéns aos governadores que se fizeram presentes. Nossa conduta sempre em bloco e unida, faz e fará a diferença. Este foi o primeiro evento de grande porte após a pandemia, deixou um gostinho de ‘quero mais’”, ressalva Edio Martello.

Claudio Stabile, presidente da Sanepar, falou sobre Tratamento de Esgoto e destacou a importância do saneamento básico no Brasil. Ex rotaractiano, ele afirmou que a Sanepar atende 100% da população urbana com água tratada e cerca de 78% com coleta e tratamento de esgoto. A parceria com a companhia resultou também no primeiro Rotary Club Corporativo no Brasil: O Rotary Club Corporativo Sanepar.

Fritz Pierre-Louis – Chair Liaison do Haiti HANWASH, durante sua palestra, homenageou o comandante da missão da ONU no Haiti, o brasileiro José Luiz Jaborandy Júnior, morto em 2015, vítima de um infarto. Ele foi um dos sobreviventes do terremoto ocorrido em janeiro de 2010, no Haiti.

Milhares de pessoas morreram após o desastre, por falta de água tratada no país, que teve um surto de cólera, uma vez que a doença se espalha devido a água contaminada em um curto período de incubação.

Além de fomentar as ações do Programa Empoderamento de Meninas, a Conferência Presidencial trouxe em sua programação, o Programa Nacional de Imunizações, com a diretoria do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cassia Rangel.

Ela explicou como os agentes contra a poliomielite estão lutando também contra a covid-19, ressalvando que a educação das comunidades com informações assertivas, o treinamento dos profissionais da saúde, a investigação dos casos e o mapeamento e cruzamento de dados são algumas das ações em prática.  

Para o governador Wilson Pereira de Godoy, participar de forma presencial de um evento rotário deste porte no Brasil, com a presença do presidente Shekhar Mehta, foi um grande presente para sua gestão.

“Faz dois anos que não temos eventos presenciais, foi sensacional estar ema conferência de nível internacional em Foz do Iguaçu, com tradução simultânea, com a presença do presidente do Rotary e palestrantes de grande representatividade em suas áreas de atuação. Foi um divisor de águas em nossas vidas, e nós que imaginávamos que íamos conhecer o Shekhar, foi um momento único para nós que só o conhecíamos virtualmente por causa da pandemia. Ficamos agradecidos ao nosso Distrito por este momento e representá-lo como governador”.  

 

Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Fotos: Reinado Santana

Fotos

Localizar site dos clubes