Empoderamento de Meninas - Livro com conteúdo trabalhado em escolas é lançado em Feira Literária
Foi lançado no dia 04 de novembro, o Livro Empoderamento de Meninas e para Meninos, pela iPerfil Editora, resultado das aulas ministradas on-line no Colégio Estadual Presidente Kennedy e no Colégio Estadual Unidade Polo, em Maringá.
O livro foi um dos selecionados para ser apresentado na Feira Internacional Literária de Maringá (FLIM) e faz parte do Projeto de Subsídio Global com investimentos da Fundação Rotária e Rotary Clubs dos Distritos 4630 (Maringá, Maringá-Aeroporto, Maringá-Alvorada, Maringá-Colombo, Maringá-Horto, Maringá-Parque do Ingá, Maringá-Norte, Maringá-Velho e Sarandi-Renascer) e 5330 (Rotary Club Hemet Sunset).
Além do conteúdo das aulas trabalhadas com estudantes e que será disponibilizado para capacitar mais alunos e profissionais, foram equipadas 40 salas de aulas com smart-TVs, centrais de alarmes, câmeras de segurança, adaptação das redes de internet, infraestrutura elétrica e instalação de quatro ares condicionados. O montante investido foi de US$ 58.800.00, o equivalente a 319.141,74, além de 300 h de formação sobre empoderamento feminino, empreendedorismo juvenil, violência doméstica e prática de rugby.
De acordo com Eliane Maio, uma das autoras e que se tornou parceira do Rotary no Programa Empoderamento de Meninas, o livro traz conteúdos sobre o empoderamento, vulnerabilidade social, violência contra a mulher, empreendedorismo juvenil e o papel do esporte - no caso o rugby - no empoderamento.
“Não é sobre feminismo, é sobre a mulher encontrar em si o seu próprio poder, o poder de suas escolhas”, fala Eliane. São também autores Adalberto Inocêncio, Cleber Popov, Juliana dos Santos e Marieli Maio Braga.
Clésio Guarda Júnior, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Kennedy, é irmão de três meninas, de 14, 16 e 18 anos. Segundo Clésio, ainda existe um grande desconhecimento por parte da sociedade e principalmente dos meninos quando a pauta é sobre empoderamento feminino.
“Fiz o curso para agregar ao conhecimento que já tinha sobre o tema, até por ter irmãs, entendo como ser mulher é viver com medo, seja no transporte público, em situações de assédio, como também no quanto o machismo interfere na vida das pessoas. Assim como há o machismo, tem também a questão do feminismo x femismo, que possuem significados totalmente diferentes, e por isso muitas vezes o debate e a capacitação sobre o tema se fazem urgentes quando se trata da equidade de gêneros”.
Mari Silvestre, embaixadora assistente do Programa Empoderamento de Meninas no Distrito 4630, destacou o incentivo do Rotary International neste programa, criado na gestão passada com o presidente Shekhar Mehta e que continua com a atual presidente mundial do Rotary, Jennifer Jones.
“Hoje é um dia de gratidão, de agradecimentos por participar deste projeto. Não apenas por ter ministrado as aulas, mas também pelo espaço de escuta que foi gerado. Saber que estes conteúdos farão a diferença na vida das pessoas, valeu muito a pena”, diz Juliana Aline dos Santos, uma das autoras do livro.
E-book – Interessados no conteúdo do livro, podem solicitar o E-book para o escritório da Governadoria, pelo e-mail [email protected]
https://www.youtube.com/watch?v=G7nd6yhCzYI&t=3s






