Ministério da Saúde atualizará a partir de 2024 o esquema de vacinação contra a poliomielite
O Ministério da Saúde divulgou que atualizará o esquema de imunização contra a poliomielite, realizando a troca da vacina oral pela injetável, a partir de 2024.
O infectologista e consultor técnico da Comissão Nacional pela Erradicação da Pólio do Rotary International, Leonardo Weissmann, explica os motivos.
"Atualmente, dois tipos de imunizantes são usados: a vacina injetável (VIP), criada por Jonas Salk, e a vacina oral (VOP), desenvolvida por Albert Sabin. Hoje, o Ministério da Saúde recomenda três doses da VIP, aos 2, 4 e 6 meses, e dois reforços com a VOP, aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir do próximo ano, os dois reforços com a vacina oral serão substituídos por um reforço aos 15 meses com a vacina injetável, algo que vem sendo aplicado em alguns locais, com base em evidências científicas", explica o especialista.
As gotinhas foram fundamentais para se chegar ao controle que temos hoje, mas "são feitas com vírus vivos enfraquecidos e que podem sofrer mutações, depois de eliminados pelas fezes, com chance rara de paralisia naqueles não protegidos, que se infectam com água e alimentos contaminados".
Leia o artiigo completo do Dr. Leonardo Weismann em: https://veja.abril.com.br/coluna/letra-de-medico/mudancas-na-vacinacao-contra-a-polio-por-que-substituir-as-gotinhas/






