Setembro: Mês da Educação Básica e Alfabetização - Ações voltadas para a Leitura fazem sucesso entre as crianças de escolas de Mandaguari e Iguaraçu

Projeto Contação de Histórias do Rotary Club de Mandaguari-Família
Projeto Contação de Histórias do Rotary Club de Mandaguari-Família

No Rotary, este mês focamos nossas atenções à Educação Básica e Alfabetização. Desde o surgimento da crise sanitária provocada pela Covid-19, estudos sobre a Educação e o impacto da pandemia do coronavírus começaram a surgir.

Antes deste novo cenário, que a sociedade em todas as partes do mundo têm enfrentado, projetos rotários ligados à educação aconteciam com sucesso nas escolas públicas dos municípios de Mandaguari e Iguaraçu.

A Biblioteca Itinerante “Cantinho da Leitura” percorreu os CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e Escolas Municipais de Mandaguari. Segundo o presidente 2019-20 Murilo Meleiro, foram feitas almofada e tapetes para que as crianças conseguissem, fora da sala de aula, ler um livro. Esses momentos aconteciam no intervalo, na entrada ou na saída das aulas. A biblioteca ficava na escola por uma semana, completando o rodízio por todas as escolas da cidade.

A ideia se materializou a partir de uma conversa com uma professora, que disse que desejava que os alunos tivessem outro acesso aos livros, além da biblioteca da escola.

Com as escolas fechadas devido à pandemia e as aulas acontecendo no sistema remoto, o clube criou, agora, o projeto de “Contação de Histórias” em parceria com o Elos Clube de Mandaguari. A professora Aldenora Barros, contadora de histórias, é membro do Elos Clube.

“Este projeto se estenderá ao longo do ano e cada mês será voltado para uma área. Em agosto foi sobre cultura, pois era o mês do folclore. Foi transmitida virtualmente umas das peças do nosso outro projeto, o “Teatro para Todos”, do companheiro Márcio Cledson. Neste mês será voltado ao Setembro Amarelo, com a companheira Marcela Meleiro que é psicóloga e fará um bate papo em nossa página”, explica o presidente do Rotary Club de Mandaguari Família, Ronaldo Corrêa Santana.

Já em Iguaraçu, de acordo com o presidente 2019-20, Valdemar Canavezi, “um rotariano teve a ideia de personalizar uma geladeira antiga, com os dizeres do Rotary. Ele a transformou em uma pequena biblioteca. Durante o nosso ano rotário, fizemos contato com as escolas e após convidarmos as diretoras para nossa reunião, colocamos a geladeira à disposição das escolas”.

Infelizmente, com a pandemia, não foi possível a Geladeira do Conhecimento passar por todos os colégios. Assim que as aulas presenciais forem retomadas, o Rotary Club de Iguaraçu dará continuidade ao projeto. Os livros são variados, desde historinhas infantis até de pesquisas a nível de Ensino Médio, resultados de doações de companheiros rotarianos, pessoas da comunidade e até de algumas escritoras.

 Larissa Nakao - Comunicação 

Fotos

Localizar site dos clubes