Aumento de Capacidade e Agregação de Valor da COOPERESÍDUOS

Aumento de Capacidade e Agregação de Valor da COOPERESÍDUOS

por Rotary Club de Campo Mourão

Área de enfoque
Desenvolvimento econômico comunitário

Introdução

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos prevê o incentivo à coleta seletiva, reciclagem, a redução na geração de resíduos, a eliminação dos lixões, a logística reversa, entre outros pontos. O plano torna toda a sociedade responsável para a destinação correta dos resíduos.
Com isso, diversas cooperativas de catadores de materiais recicláveis foram formados no Brasil. Apesar desta criação, por desconhecimento da população em geral que descarta o material de forma incorreta e também pela baixa capacitação dos catadores, muitas destas cooperativas ainda não se sustentam.

Este projeto é uma continuidade de outro subsídio global executado em 2013/2014 pelo Rotary Club de Campo Mourão e visa melhorar ainda mais a qualidade de trabalho e renda da Cooperesíduos, que é formada por 14 catadores associados.

 
 
Quem

Visita Técnica: Expresso Nordeste, ASR, Urbia+ Cataratas e ACARESTI (patrocínio sem custo)
Ferramentas e EPIs: RCCM
Treinamentos: Sebrae e Sesi/Senai (patrocínio sem custo)
Conscientização: Acicam e RCCM

 

O quê

Visita Técnica: Oportunizar aos catadores vislumbrar aonde a Cooperesíduos pode chegar através da visita a uma Cooperativa referência e também desfrutar de momento de lazer turístico nas Cataratas do Iguaçu. Alguns dos catadores nunca tinham saído de Campo Mourão.
Ferramentas e EPIs: Ferramentas para manutenção de prensas, empilhadeiras, desmontagem de eletrodomésticos que vêm no material descartado e EPIs.
Treinamentos: Capacitação em prospecção comercial, técnicas de negociação, gestão de negócio e organização e layout produtivo.
Conscientização: Campanha de conscientização da população e empresas a destinarem corretamente os resíduos através de campanha em mídia social, rádio, outdoor e panfletagem. Fixação de placas com instruções de destinação correta em pontos de descarte incorreto de materiais inservíveis nos limites da área urbana da cidade.

 
 

Onde

Visita Técnica: Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis de Santa Terezinha do Itaipu e Cataratas do Iguaçu
Ferramentas e EPIs: Cooperesíduos
Treinamentos: Cooperesíduos, Sebrae e Sesi/Senai
Conscientização: Por toda a comunidade

 
 

Quando

Visita Técnica: Realizado em 23 de novembro de 2022
Ferramentas e EPIs: Entregas em 15 e 20 de dezembro
Treinamentos: a partir de janeiro e fevereiro de 2023
Conscientização: A partir de fevereiro de 2023 até janeiro de 2024

 
 
Pessoas Beneficiadas
14

Fotos



 

Localizar site dos clubes