Todas as Publicações do Distrito

Interactianos marcam presença na COMIC, em São Paulo

Interactianos do Distrito 4630 participaram da COMIC (Conferência Multidistrital de Interact Clubs), que reúne jovens de todo o Brasil. Além deles, estiveram presentes a Representante Distrital de Interact (RDI) 21-22 Flávia Amaro, que atualmente está no Rotaract e Guilherme Cabral, chairman de Rotaract 22-23, que foi o responsável pela equipe. O evento aconteceu de 19 a 22 de janeiro, em São Paulo e marcou a transmissão de posse da MDIO Interact Brasil, que neste ano rotário 22-23 tem a nossa RDI 20-21, Andressa Gasparotto, como presidente da Interact Brasil. Em razão da pandemia, a COMIC aconteceu somente agora em 2023. Ela promove o companheirismo, a troca de conhecimentos rotários, a premiação de projetos com maior impacto na sociedade e dos melhores oradores em âmbito nacional de Interact. Nossa representante foi Maria Fernanda Cassola, do Interact Club de Marialva.  

Campanha Imagine Todos na Escola vai até dia 30 de abril

A Campanha Imagine Todos na Escola, que promove a arrecadação de material escolar pelos clubes de Rotary, Rotaract, Interact, Rotakids e Associação de Senhoras de Rotarianos, receberá os itens até 30 de abril de 2023. Idealizada por Cintia, esposa do governador distrital Eloi Bonkoski, a campanha foi lançada no início do ano rotário, para atender uma das áreas de enfoque do Rotary, a educação básica. A presidente do Rotary Club de São Carlos do Ivaí, Maria José da Silva Dantas, fez a entrega dos materiais arrecadados pelo clube, como livros, pastas, tesouras, apontadores, entre outros. A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica, cujas escolas serão escolhidas pelos clubes.  

Equipamentos para fisioterapia são entregues para o Centro Dia

Mais um Projeto de Subsídio Distrital com recursos da Fundação Rotária foi entregue para o Centro Dia Novas Histórias, organização mantida em Maringá pelo Grupo Espírita Allan Kardec que oferece atendimento a idosos de 65 a 95 anos ou mais, através do Serviço de Atendimento a pessoa Idosa em situação de Vulnerabilidade e/ou risco social em regime de creche. No valor total de R$ 12.105,24, o projeto do Rotary Club de Maringá-Cidade Ecológica possibilitou que fossem doados os seguintes equipamentos: um espaldar, um suporte para halteres, seis steps, um disco inflável, 30 cones agilidade, 30 mini cones agilidade, 20 soft ball, 20 overball, 24 halteres bolas, 14 caneleiras, um rolo de massagem, duas macas tablados e 10 colchonetes. Conforme a responsável pela Comissão de Projetos do Rotary Club de Maringá-Cidade Ecológica, Zilda Campos, o Centro Dia Novas Histórias é um espaço de convivência preparado para receber o idoso durante o dia, oferecendo uma programação diversificada com atividades terapêuticas, físicas e culturais, que prolongam sua independência e visam melhorias na qualidade de vida. A capacidade de atendimento é de 25 idosos por dia, sendo um total de atendimento mês de 750.   Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Araujoprev: Empresa Cidadã do Rotary Club de Terra Rica

A Araujoprev está no mercado desde 2012, uma década prestando serviços administrativos para advogados. Localizada em Terra Rica, a empresa conta com 27 colaboradores. De acordo com a proprietária da empresa, Helena Oliveira do Carmo Araujo, além de contribuir com os projetos sociais e humanitários do Rotary pelo Programa Empresa Cidadã, a Araujoprev também colabora mensalmente com a Casa Padre Eduardo (Instituição de Longa Permanência para Idosos). “A importância de participarmos do Programa Empresa Cidadã é que, além de estarmos bem representados pelo Rotary devido ao reconhecimento que a organização apresenta na comunidade pelos trabalhos prestados, conseguimos ajudar muitas outras instituições”, explica Helena, que comanda a empresa juntamente com o esposo, Adenilson de Araujo.      

Livro infantil, inspirado em rotakidiana, é lançado em prol da Fundação Rotária

“Tennis Dreams, Viajando com as bolinhas mágicas” é o quinto livro lançado pelo administrador Marcos Anselmo Ferreira Franco, 65 anos, mais conhecido no rotarismo brasileiro como Marcos Franco. Ele foi vice-presidente 2019-22 da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation), e governador 2010-11 do Distrito 4420 onde é associado do Rotary Club de Santos-Oeste. É o atual presidente da ITFR (International Tennis Fellowship of Rotarians), um grupo internacional de companheirismo de tênis, que possui aproximadamente mais de 400 associados na América do Sul. Foi em um torneio na cidade de Cascavel, que Marcos Franco viu a rotakidiana do Distrito 4630, Manuela Tavares, procurando alguém para jogar. Inclusive, foi por meio do ITFR, que o avô de Manuela estava no mesmo torneio. Manuela tem 10 anos e joga tênis desde os 4, inspirada pelo vovô Renato Tavares. “Eu acompanhava o vovô no tênis e comecei a jogar porque achei divertido”. Ela começou a competir com 7 anos de idade e atualmente treina 3h por dia, de segunda a sexta-feira.  O livro tem como personagens o menino Vini de 10 anos e Manu, inspirada na Manuela Tavares, que vive com uma raquete na mão. As chamadas bolinhas mágicas citadas no livro, são uma referência aos três netos de Marcos Franco: Mateus, de 4 anos; Gabriel, 7 anos e Gael, 9 anos. A história aborda os Grand Slam do tênis, ou seja, os quatro eventos anuais mais importantes do tênis, Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Toda a renda arrecadada com o livro será destinada para a Fundação Rotária. O autor está realizando contato com as confederações de tênis. O principal objetivo com o livro é que ele seja instrumento de inspiração para que crianças das comunidades tenham a oportunidade de praticar o esporte.                               Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Localizar site dos clubes