Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
O RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) voltará a ser presencial. A Comissão Organizadora definiu que o Distrito 4630 realizará o evento dos dias 05 a 08 de maio, no Recanto Pascal, em Maringá.
O programa é voltado para jovens de 15 a 23 anos. As vagas serão limitadas a 100.
INSCRIÇÕES DA PRIMEIRA FASE: ATÉ 15 DE MARÇO
As inscrições começam no dia 15 de fevereiro, sendo uma vaga por clube.
VALOR: 230,00 (incluso hospedagem no local, alimentação e atividades) a ser depositado no Banco Itaú, Ag. 8094, C/C 14055-8.
A ficha de inscrição preenchida com os dados do participante e assinada por um Rotary Club deve ser enviada com o comprovante de pagamento para: [email protected]
É OBRIGATÓRIO apresentar o certificado/carteira de vacinação contra a covid-19 para pessoas com mais de 12 anos e maiores de 18 anos devem apresentar o comprovante com as duas doses da vacina contra a covid-19.
Quem foi rylariano tem muitos motivos para incentivar a participação! É o caso da Micaelly Okamoto Mazzeto, 19 anos, que se destacou na Oratória e hoje trabalha com comunicação e inicia o curso de Psicologia na Unipar este ano.
“O Ryla foi um divisor de águas na minha vida, o meu primeiro evento distrital em Rotary. Tinha 16 anos”, explica Micaelly, que na época estudava no Colégio Global de Umuarama, onde recebeu o convite para participar de uma reunião do Interact Club.
De lá pra cá, ela se envolveu em várias atividades rotárias e passou por quatro Concursos de Oratória: o concurso interno do Interact Club de Umuarama, que a credenciou a representá-lo no Concurso Distrital da Área 1 em 2018-19, quando foi campeã do Distrito 4630 e o representou no Concurso Nacional, sendo uma das finalistas. Em 2020-21 foi presidente do Concurso Nacional de Oratória.
“Levo muito do Ryla para minha vida. Hoje trabalho com oratória e vou cursar Psicologia porque nesse trajeto do meu desenvolvimento pessoal percebi que não tinha nada a ver com o curso de Direito, que cheguei a cursar por um ano. Eu não tinha ideia do que era capaz e no Rotary tem muito disso de trabalhar a liderança e a comunicação em público”, pontua.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
FOZ DO IGUAÇU
Conferência Presidencial focou nas três áreas de enfoque do Rotary: Prevenção e Tratamento de Doenças; Água, Saneamento e Higiene e Meio Ambiente
Com a presença do presidente do Rotary International, o indiano Shekhar Mehta, Foz do Iguaçu sediou de 11 a 13 de fevereiro, a Conferência Presidencial da América do Sul. O evento destacou as iniciativas que envolvem a prevenção e tratamento de doenças, o acesso à água, o saneamento básico e a preservação do meio ambiente.
Um dos destaques foi a apresentação da organização Hanwash, que desenvolve e implementa as melhores práticas para capacitar as comunidades locais, com colaborações públicas ou privadas, para fornecer água limpa e saneamento para todos os cidadãos do Haiti.
Oscar de Moraes Cordeiro Netto, ex-diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), explicou que somente 25% da população brasileira têm acesso à água de qualidade e rede de esgoto. Uma das atribuições da ANA é a emissão de normas e parâmetros para a universalização dos serviços de água e esgoto em todo o território brasileiro.
O general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, diretor técnico da Itaibu Binacional, falou sobre a hidrelétrica ser a matriz de energia mais limpa do mundo, em produção de energia renovável, sendo responsável com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, por fornecer 8,4% da energia consumida no Brasil e 85,6 no Paraguai.
O presidente Shekhar ficou feliz de ver pessoalmente tantas pessoas na Conferência, que será sua única visita ao Brasil. Ele pediu para que cada rotariano traga mais um associado, a fim de que mais pessoas possam se juntar ao Rotary, na realização de projetos globais voltados ao acesso à água limpa.
O governador Wilson Pereira de Godoy recebeu juntamente do governador 2019-20 Edio Martello, coordenador assistente da Pólio e responsável no Brasil pelo Programa Polio Society, o Prêmio Diamante, pelo Distrito 4630 ter conquistado o maior número de sócios fundadores do Pólio Plus Society, ou seja, 46 doadores.
“Achei fantástica a conferência. Nosso Distrito sempre elogiado pelos nossos resultados e sendo referência para os demais Distritos do Brasil. Parabéns aos governadores que se fizeram presentes. Nossa conduta sempre em bloco e unida, faz e fará a diferença. Este foi o primeiro evento de grande porte após a pandemia, deixou um gostinho de ‘quero mais’”, ressalva Edio Martello.
Claudio Stabile, presidente da Sanepar, falou sobre Tratamento de Esgoto e destacou a importância do saneamento básico no Brasil. Ex rotaractiano, ele afirmou que a Sanepar atende 100% da população urbana com água tratada e cerca de 78% com coleta e tratamento de esgoto. A parceria com a companhia resultou também no primeiro Rotary Club Corporativo no Brasil: O Rotary Club Corporativo Sanepar.
Fritz Pierre-Louis – Chair Liaison do Haiti HANWASH, durante sua palestra, homenageou o comandante da missão da ONU no Haiti, o brasileiro José Luiz Jaborandy Júnior, morto em 2015, vítima de um infarto. Ele foi um dos sobreviventes do terremoto ocorrido em janeiro de 2010, no Haiti.
Milhares de pessoas morreram após o desastre, por falta de água tratada no país, que teve um surto de cólera, uma vez que a doença se espalha devido a água contaminada em um curto período de incubação.
Além de fomentar as ações do Programa Empoderamento de Meninas, a Conferência Presidencial trouxe em sua programação, o Programa Nacional de Imunizações, com a diretoria do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cassia Rangel.
Ela explicou como os agentes contra a poliomielite estão lutando também contra a covid-19, ressalvando que a educação das comunidades com informações assertivas, o treinamento dos profissionais da saúde, a investigação dos casos e o mapeamento e cruzamento de dados são algumas das ações em prática.
Para o governador Wilson Pereira de Godoy, participar de forma presencial de um evento rotário deste porte no Brasil, com a presença do presidente Shekhar Mehta, foi um grande presente para sua gestão.
“Faz dois anos que não temos eventos presenciais, foi sensacional estar ema conferência de nível internacional em Foz do Iguaçu, com tradução simultânea, com a presença do presidente do Rotary e palestrantes de grande representatividade em suas áreas de atuação. Foi um divisor de águas em nossas vidas, e nós que imaginávamos que íamos conhecer o Shekhar, foi um momento único para nós que só o conhecíamos virtualmente por causa da pandemia. Ficamos agradecidos ao nosso Distrito por este momento e representá-lo como governador”.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
Fotos: Reinado Santana
O Distrito 4630 procura por candidatos para concorrerem às Bolsas Rotary pela Paz. Se você conhece alguém que se encaixe no perfil do programa e tenha interesse em participar, compartilhe esta informação.
As inscrições para as Bolsas de 2022-23 já estão encerradas. As inscrições para 2023-24 serão abertas a partir deste mês. Anualmente, os distritos têm até 1° de julho para enviar à Fundação Rotária as inscrições dos seus candidatos, devidamente ratificadas.
Todo ano, cerca de 130 bolsas em nível mundial são concedidas para estudos nos Centros Rotary pela Paz. Por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking, o programa prepara os bolsistas para atuarem eficazmente na área de paz e desenvolvimento. Estas bolsas cobrem mensalidades e taxas, hospedagem, transporte de ida e volta, e todas as despesas com estágios e estudos de campo.
A bolsa é destinada para candidatos com experiência em paz e desenvolvimento, compromisso com o voluntariado comunitário e internacional, e com a promoção da paz em nível local e global. A Fundação Rotária aprova até 50 bolsas para o programa de mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional em universidades renomadas.
Há mais de 15 anos, o Supermercado Rincão atende a comunidade de Santa Mônica, cidade com cerca de quatro mil habitantes, próxima a Santa Isabel do Ivaí. Empresa familiar, começou as atividades com um açougue.
“Expandimos os serviços até se tornar o supermercado”, explica o empresário Silvio Groshevis, que junto com a esposa Maria de Fátima e o filho João Paulo, gerenciam mais oito colaboradores.
Além de contribuir com a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF) por meio do Programa Empresa Cidadã, Silvio também colabora com a Creche Menino Jesus, de Maringá e a APAE de sua cidade.
“Qualquer valor doado aos fundos do Rotary, independente para qual programa seja, é ter a certeza e a confiança de que será utilizado para um projeto que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, atesta Silvio.
De acordo com ele, investir na Responsabilidade Social é acreditar no diferencial que as empresas podem fazer por sua comunidade e clientes, além dos negócios. “O Rotary é reconhecido por estar presente em todas as partes do mundo e sua história demonstra a seriedade dos trabalhos executados desde a sua fundação”.
Para contribuir não é necessário ser uma empresa de grande porte, uma vez que as parcelas de contribuições são acessíveis, a partir do valor mínimo de R$ 450,00 mensais, até completar o valor de US$ 1 mil anual.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
No final de 2021, o nome de Antonio Henrique Barbosa de Vasconcelos foi confirmado como Diretor eleito 23-25 do Rotary International para as zonas 23 A, 23 B, 24 A e 24B. Ele foi aos 38 anos de idade, governador 2007-09 do Distrito 4490, onde é associado do Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço.
Engenheiro Civil especializado em Cálculo Estrutural, Henrique recebeu com grande emoção a escolha pelo seu nome, para continuar o trabalho do atual diretor, Julio Cesar Silva Santisteban Ojeda.
Henrique vivencia os valores da organização desde menino, com rotarianos frequentando sua casa, principalmente na época em que seu pai foi governador de Rotary. Ele deseja estar ainda mais preparado para a função que assumirá em julho de 2023.
O engenheiro domina o inglês, mesmo assim, decidiu reforçar os conhecimentos com um profissional da área. O mesmo fez com relação ao idioma espanhol. “Sempre tem o que se melhorar. Meu pai dizia que rotariano não precisa de governador, é o governador que precisa do rotariano. Para deixar o nosso legado temos que escutar muito, ser acessível, estar disposto a dialogar com os rotarianos”.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.